sexta-feira, 24 de março de 2017

Capachos do prefeito - Quanto vale um vereador em Lago Verde?

Na manhã de sexta-feira (24/03), os vereadores do município de Lago Verde da base de sustentação do novo governo, compareceram para mais uma sessão plenária. Só que diferente daquelas sessões onde se debatem ideias, apresentam projetos, e discutem os problemas da comunidade.

A sessão que aconteceu foi outra, bem parecida com aquelas que se passa no cinema, circo ou teatro. Com Uma pequena diferença, não havia telão, pois o presidente da casa, o senhor Emanuel Latino, não fez questão de abrir a plenária.
Na pequena sala da presidência, os parlamentares trocaram um dedo de prosa, tomaram aquele delicioso café, chá e suco. Enquanto Emanuel Latino em sua cadeira confortável, dava pequenas risadas e interagia com seus amigos que estavam sentados em cadeiras de plástico; outros em pé. Aos poucos foram assinando a obrigatória lista de presença, para posteriormente ser lavrada com os seguintes dizeres: Compareceram a esta casa tantos vereadores, não tendo nenhum projeto em pauta, ou por falta de quórum, o presidente declarou encerrados os trabalhos.
O pretexto
Na manhã desta sexta, o povoado Centro do Constancio estava sem aguá e energia elétrica. Alguém chegou a comentar, “não vai ter sessão porque não temos assuntos para debater”.
O Trabalho
O salário base de um vereador, de acordo com o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do maranhão, na cidade de Lago Verde, a folha do mês de março, é de 5.000,00 (Cinco mil reais). Esse valor é uma espécie de compensação pelo trabalho prestado por um representante do povo em sua legislatura.
Será que estes, na gestão atual, estão cumprindo o seu devido papel?
Quantos projetos foram apresentados?
Se, estes mesmos vereadores, não recebessem salário, será que teriam a pretensão de estar no cargo?
Quanto custa um vereador?
É preciso fiscalizar para saber se determinado vereador vai valer seu voto nas próximas eleições. Porque certamente, eles vão se candidatarem à reeleição. Eles não vão querer perder ou ficar sem aquele cafezinho na sala da presidência tão cedo.

VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA!!!


Se você acha uma vergonha tudo aquilo que vem ocorrendo no Governo Federal, com a inoperância administrativa do PMDM e a competência do mesmo em casos de corrupção, aqui na terrinha não se fica muito longe.

Numa cidade onde um Prefeito MENTIROSO e incompetente manda e desmanda na Câmara Municipal, composta de Vereadores capachos e que deveriam fiscalizar o Executivo, não se pode esperar nada, a não ser acontecimentos como dessa ultima sexta-feira, quando ocorreu mais uma sessão na 'Casa de Leis'.
Tenho vergonha na cara de ver a minha cidade na situação que está, sem a manutenção que gostaria, salários atrasados, criança sem merendas escolar. Mas a cidade foi direcionada a isso.
Enfim... tudo isso serve para que o povo de Lago Verde enxergue quem são as pessoas que estão na Prefeitura e na Câmara de nossa cidade: verdadeiras marionetes do atual Prefeito, um ' grupinho de incompetentes' que nunca aprendeu a administrar e que só sabe delegar ordens que alisem seu ego inflado.

Mas... outras está se aproximando. Vamos ver o que o povo está achando de tudo isso.

Vereadores sem palavra, submissos ao Prefeito! UMA VERGONHA para a política local!!!
Outras cidade os Vereadores FISCALIZAM o Prefeito... já por aqui, benza Deus!

Blú Blú Blú

quinta-feira, 23 de março de 2017

Ignorando a crise e na contramão da Lei, Dr. Francisco contrata servidores para vagas que deveriam ser ocupados por concursados.

 Será que a crise econômica, social e política que se abateu sobre todos os estados e municípios brasileiros realmente chegou em Lago Verde? O Prefeito diz que sim, mas ao mesmo tempo se contradiz em sua afirmativa quando faz novos “contratos”, digo, servidores públicos.

De acordo com a Folha de Pagamento, da Prefeitura de Lago Verde, referente ao mês de janeiro deste ano, inúmeros servidores estão sendo contratados em algumas função, ato que não ocorre dentro da legalidade, já que foram disponibilizadas vagas em diversas áreas no concurso realizado em 2009, aonde vários aprovados e excedentes  foram empossados em 2011, contraria a recomendação do Ministério Público de  não efetivar contratação para as vagas que haviam sido ofertadas em concurso.

Por ainda não terem sido convocados, os aprovados no concurso da Prefeitura, por meio dos seus deveres, realizaram uma tabua de processo contra o novo gestor sobre seus direitos, já que o novo gestor vem contratando funcionários de todos os jeitos, pequenos, grandes, sem capacidade, é uns topando aos outros, são mais de mil contratados entre tudo.

“Nós somos contrários a isso, porque se está precisando abre concurso, se não abriu concurso é por que não está precisando, e isso deve ser para todos. A nossa posição é bem radical em relação a isso”, disse o professor de Lago Verde a respeito da contratação de Técnicos Administrativos.
Dr. Francisco e a crise?

A alguns dias venho acompanhando as notícias nas mídias televisivas, impressas e digitais sobre a expansão e consequências desta crise no Brasil. Grandes empresas estão demitindo funcionários, outras estão encerrando suas atividades, o comércio está indo à decadência.
Tenho acompanhado também as postagens e publicações da prefeitura de lago Verde, do prefeito e de seus “agentes apoiadores” e existe aí uma desconexão com a realidade vivida no país. As “festas” aumentaram, os “programas sociais viciantes” continuam.
Chamo estes programas sociais de “viciantes” pois a realidade é que pouco transformam a vida do cidadão que o utiliza. É como se dá o peixe, mas não ensinar o cidadão a pescar ou, a velha política do “pão e circo”.
Mas voltemos ao assunto que deu origem a metade dessa matéria. No inicio do ano, o prefeito Dr. Francisco, sem muito alarde, fez uma demissão em massa sobre o funcionários públicos, servidores da antiga gestão. Aonde tudo não passa de uma perseguição politica, ou seja o "caça bruxa".
Como sempre não houve a transparência necessária quanto ao anuncio referente a este pacote de redução no quadro de servidores municipais, o que gerou um “estado de receio” entre os servidores municipais.
Interessante frisar que após estas demissões outros “servidores” foram sendo contratados. Mais interessante ainda é que estes novos servidores em sua maioria têm alguma ligação política, com o atual gestor municipal, com algum membro da Casa Executiva ou com algum “movimento social”.
A nova “aquisição” do prefeito, realizada através da “prateleira da oposição” é uma clara amostra do desespero e medo de não ser reeleito. Nada contra o “contratado”, longe disso, mas fato é que se o digníssimo senhor prefeito quisesse mesmo “contratar” esta pessoa pela sua capacidade o teria feito no início fazendo uma seleção de pessoas, e os capacitados que continuasse no cargo, exercendo suas profissão, e não agora.
Não existe nesta contratação a menor intenção de melhorias no município. Está mais do que claro que esta é uma contratação política. Um exemplo claro de má fé, do mal-uso da máquina pública e principalmente na cidade que vivemos.
A nova Secretaria de Politicas Públicas e Assuntos Políticos, cuja nunca se houve aprovação de criação na Câmara Municipal foi no acender das luzes de 2017 (01/01), foi criada unicamente para abrigar um “apoiador” político e, portanto, só servirá mesmo como “palco político” e principalmente para manter este novo secretário sob o domínio do candidato a reeleição.
Outrossim, esta nova secretaria servirá também como reforço do "cabide de empregos" que se tornou a Prefeitura de Lago Verde, visto que haverá mais cargos a disposição do secretário. Ex. Sub-Secretário, Chefe de setor entre outros.

Blú Blú Blú


quarta-feira, 22 de março de 2017

Educação de Lago Verde decadente - Povoado Centro do Dedé o prédio Escolar estrutura precária

Iniciaram-se as aulas no povoado Centro do Dedé, zona rural de Lago Verde, no estado do Maranhão.

A situação em que se encontra a única escola da comunidade é precária, logo na entrada, nos deparamos com um portão quebrado,  e arrodeado de matos e lixos. Os alunos encontraram novamente o colégio em péssimo estado. No local, ainda existe a presença de cupins, falta de ventiladores e cadeiras.
No espaço, os professores estão dando aula à meia luz e sem mesa. Eles estão improvisando com cadeiras sem braço ou sem encosto para que os alunos não percam o ano escolar. Além disso, por falta dos ventiladores o calor tem tomado conta do espaço. O problema tem gerado desconforto a alguns alunos que precisam sentar em cadeiras durante quatro horas.
A escola tem alunos pela manhã e à tarde. A estudante Ruth Sousa afirma que a escola está precisando de uma reforma geral. "Tudo sujo. As cadeiras estão todas quebradas. A escola está precisando de uma reforma mesmo geral. O teto tá pra cair. A escola está precisando de uma reforma", desabafa.
Algumas janelas já não existem, outras são improvisadas com pedaços que cadeiras e mesas da própria escola, que foram quebradas, sem contar os banheiros, que além das janelas quebradas e improvisadas, se encontram sem o essencial, os vasos sanitários e as pias, as paredes ainda não foram pintadas.
Tantas desculpas, o tempo que não foi suficiente, as chaves que sumiram, as cadeiras que não chegaram!
Já se passaram quase quatro meses dá atual administração do Dr. Francisco, e esses probleminhas não foram resolvidos, e o  interessante é que ele afirmou várias vezes em seus discursos, que EDUCAÇÃO e SAÚDE seria prioridade em seu governo.
É Bom observar, que o ano, e o mandato do Dr. Francisco está apenas começando, e as promessas já estão sendo deixadas de lado.

Dr. Francisco, estrutura precária afeta o ensino.

Escolas depredadas e com espaços desconfortáveis fazem com que o aluno sinta-se desmotivado e até abandone os estudos.

As escolas da rede municipal de Lago Verde estão depredadas. Entre os problemas, portas e janelas quebradas, brinquedos mal conservados e paredes e muros pichados. Diante desse cenário, especialistas alertam para a interferência do ambiente na qualidade do ensino e do aprendizado. Uma estrutura deficiente torna as atividades de alunos e professores mais complicadas e pode contribuir, inclusive, com a evasão de estudantes.

Para os educadores, um ambiente escolar limpo, pintado e organizado faz o aluno se sentir acolhido, disposto a usufruir o que o espaço oferece e empenhado em aprender mais. “A escola é como um shopping center, em que tudo é voltado para um objetivo. No caso do shopping é o consumo e no da escola, a educação. Todo espaço que cerca o estudante tem de ser atrativo e passar alguma informação. Por isso é importante que os jovens gostem de ficar nela, se sintam à vontade e não queiram ir embora o mais rápido possível".

Já está na hora do prefeito Dr. Francisco ter mais respeito pelo povo, e começar as atividades e sê educado com a educação de Lago Verde.


Blú Blú Blú


terça-feira, 21 de março de 2017

Jose Costa*Cruz Credo - Grupo de notícias de Lago Verde no Whatsap.


Participe de nosso grupo de NOTÍCIAS no WhatsApp. Saiba como;


O blog do Cruz Credo também disponibiliza informações através do nosso grupo de notícia, via WhatsApp. Faça parte, envie uma mensagem para (99) 98816-7564 e integre a maior rede de informações, com notícias sobre política, cotidiano, saúde, cultura, enfim, o que acontece em Lago Verde e no mundo. Não permitimos interações. Temos algumas regras

para utilização, que você confere logo abaixo:


COMO FUNCIONA
A notícia poderá ser enviada qualquer hora do dia ou noite, apenas informações importantes; (se caso não estivemos online mais quando for possível será analisado e pauta da publicação logo após). Recomendamos que você deixe nosso grupo no modo “silencioso” para que você não seja incomodado pelo recebimento de notícias;
O grupo é dividido em duas categorias, NOTÍCIAS (apenas recebem informações) DEBATES (usuários podem comentar as notícias e os temas são livres); Atualmente o Blog do Cruz Credo conta com maior número de seguidores do Facebook. O bate papo recebem as mesmas informações simultaneamente.


Termos de uso do grupo:
REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO DO GRUPO JOSE COSTA* CRUZ CREDO.


O Grupo Jose Costa* Cruz Credo do WhatssAp são para envio de noticias, não se tratam de grupos de baixo nível. Evidente que temas podem ser levantados, mas recomendamos evitar discussões redundantes. O envio de informações será de forma ordinária, durante o dia e anoite. ATENÇÃO, SE VOCÊ FOR EXCLUÍDO, NÃO VOLTA MAIS.


A pessoa que resolver participar do grupo, tem que ser maior de 14 anos, e tê vínculos familiares dentro do nosso município. A foto do perfil terá que está atualizada, e visto por último menos de 48 horas. Em função da quantidade de postagens diárias, recomendamos que você coloque nosso grupo em modo “silencioso”


Atenção na postagem de fotos, É PROIBIDO O ENVIO de imagens fortes, até em respeito a parentes ou conhecidos de possíveis vítimas (post a notícia como ela aconteceu). Essas imagens não acrescentam nenhuma informação as notícias, sendo meramente uma curiosidade mórbida. Caso tenha interesse em tê-las, faça contato PRIVATIVO com o autor da postagem.


As imagens e informações postadas no grupo poderão ser utilizadas por outros veículos, portanto importante citar se a imagem/e ou notícia, é sua ou de outra pessoa. Podem ser postados links de notícias relevantes. Dúvidas ou sugestões ou críticas podem ser feitas no grupo ou diretamente ao (99) 98816-7564. Obrigado pela audiência.


Lembrem-se de checar a veracidade da informação que você vai postar, para evitar disseminação de boatos! Evitem publicar informações que são recebidas de outros grupos para tentar confirmação nos nossos, do tipo, “ O prefeito foi preso” para logo em seguida postar “procede”? Essas informações você confirma no Google.


Também evitar postagens de imagens engraçadas, correntes, piadas, etc, que nada tenham a ver com a dinâmica do grupo! NÃO PERMITIMOS informações sobre blitz. Evitar também postagens do tipo “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”, simplesmente para obter resposta. Faça isso quando postar algum link, por exemplo, “Bom dia, o prefeito acabou com a cidade – http://yaheue7uns


Respeitar as opiniões contrárias é a base da democracia. Se você discorda, apresente argumentos e não ofensas. As mulheres que participam dos grupos não estão disponíveis, evitem cantadas ou mensagens engraçadinhas. Comentários sobre as notícias devem continuar sendo feitos no Facebook, ou nas próprias matérias do blog Cruz Credo.
AO ACEITAR ESSES TERMOS, VOCÊ CONCORDA EM FAZER PARTE DO GRUPO JOSE COSTA* CRUZ CREDO NO WHATSAPP.


Faça parte agora mesmo do nosso grupo. Jose Costa, sempre inovando, porque a informação chega primeiro aqui!


Para fazer parte dos grupos basta enviar uma mensagem através do sistema que você achar melhor (Whatsapp ou Facebook).


“Elogie em Particular e critique em Público”

Blú Blú Blú

Cadê o dinheiro daqui? PNAE já repassou mais 70 mil para Lago Verde, e as escolas continua sem merenda escolar

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), implantado em 1955, contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.
São atendidos pelo Programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público),  por meio da transferência de recursos financeiros.
Desde do inicio do governo do Prefeito Dr. Francisco já foi repassado mais de 70 mil referente a merenda escolar, e alguns perfuramentos para educação de Lago Verde. Mais nunca se viu uma xícara de café nessas escolas, porém o gestor municipal alega de não ter verbais suficiente.  
Parece que Lago Verde voltou a ser a cidade dos antigos tempos. As máquinas foram embora, as melhorias pararam de avançar e a merenda escolar voltou a faltar nos colégios. Por conta da falta do que oferecer aos seus alunos – lembrando que muitos estão na escola para comer por não ter nada em casa as vezes – as aulas das Unidades Escolares  do município nunca voltou ao normal , e algumas escola estão suspendendo as aulas.
Situação semelhante enfrenta a Unidade escolar Balão Mágico , que por pelo menos desse do dia que iniciou o ano letivo já vem enfrentando a falta da merenda escolar. De acordo com alunos e professores, todos estão revoltados com a situação, antes ainda tinha merendas de qualidade a ser oferecido, agora não há mais nada, relatam os discentes.
Enquanto inúmeras crianças estão sem a merenda escolar por falta de comprometimento da gestão Dr. Francisco (PPS), um dos secretários que poderiam ajudar a solucionar este problema, mantém suas barrigas bem saciadas com belos jantares e almoços em bons restaurantes da capital, e comprando automóvel em preços absurdos.

O prefeito Dr. Francisco ainda deveria lembrar que possui amigos que tem filhos e que dificilmente ele gostaria de um dia presenciar as pequena criança deixar de ir a aula por falta de merenda escolar.
Por uma graça divina, afinal ele deve imaginar que Deus é bom para uns e para outros não, ele consegue oferecer tudo do bom e melhor, mas infelizmente muitas mães não tiveram a mesma oportunidade e muitas crianças vão passar o dia com a barriga roncando, afinal muita das vezes a única ou a principal refeição destas, ocorre na escola em que estudam.
Dr. Francisco que prega tanto o nome de Deus e agradece a sua eleição, deveria ser menos egoísta e mais humano ao lembrar daqueles que mais precisam e sofrem diariamente com a falta de assistência do poder público. Mas talvez seja muito difícil lembrar dos pobres, enquanto se está muito bem acomodado e com boa oferta de comida em sua residência, longe das desgraças diárias de Lago Verde.

Se eu fosse Dr. Francisco (claro que não quero nunca ser ele).
Se eu fosse Dr. Francisco, envergonhar-me-ia ao olhar para a praça de Lago Verde que fina na avenida principal e vê-la totalmente abandonada e povoada por animais pastando em plena luz do dia; se eu fosse esse prefeito  sentir-me-ia mal ao chegar na minha cidade e ver  o trecho de algumas ruas todas esburacado e tomado pela  lama; se eu fosse esse prefeito eu não me sentiria em paz com a minha consciência em andar pelas rua e vê-las esburacadas, tomadas pelo lixo e pela lama, causando desconforto para os seus moradores; se eu fosse esse prefeito, eu não dormiria tranquilo sabendo que as pessoas carentes morre as mínguas no corredor do hospital; se eu fosse prefeito, eu cuidaria bem da educação, com o olhar e com o coração de professor. Se eu fosse esse prefeito eu trataria bem os servidores municipais,  porque sei que eles são imprescindíveis para a administração e prestariam um serviço de melhor qualidade à população; se eu fosse  esse prefeito  eu não me deixaria levar pela vaidade e pelos vícios do poder, ao ponto de subornar a minha própria consciência e mergulhar no riacho negro da corrupção para pescar riqueza como anzol do povo. Mas como eu não sou prefeito, fico  apenas a externar toda minha indignação com tudo de ruim que acontece no meu pedacinho de chão, como simples cidadão que sou.
Entretanto, não me furto em dizer que para termos um prefeito assim não seria preciso ressuscitar os mortos, nem encomendar um de fora, bastaria apenas que o povo olhasse à sua volta e escolhesse  alguém que pensasse e tivesse consciência  para fazer diferente. Se assim fosse e se o povo solenemente apoiasse e votasse sem querer vantagens, firmado apenas no desejo de ver a nossa terra melhorar, aí sim quem sabe eu poderia ser prefeito. E o povo com certeza não se envergonharia de mim.
Se eu fosse prefeito, Lago Verde não seria do jeito que é. Infelizmente, no entanto, pelo fato de não ter dinheiro estou sumariamente impossível de concorrer. Mas não custa nada sonhar.

Blú Blú Blú

segunda-feira, 20 de março de 2017

Farra do dinheiro público - Dr. Francisco vai gastar 800 mil com materiais de limpeza

A Prefeitura de Lago Verde, comandada por Dr. Francisco, está prestes a ter um mutirão de limpeza, pois a Administração Pública irá pagar R$ 800 mil em materiais de limpeza e higienização. Uma verdadeira farra com o dinheiro público.

Quem bancará esse desperdício de verbas será o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o Fundo Municipal de Saúde e Assistência Social, segundo consta nas resenhas de contrato publicadas no Diário Oficial do Maranhão.

A empresa ganhadora da licitação é a VILA NOVA E REBEIRO LTADA-ME que fica localizada na cidade de Timon. Será ela a responsável no abastecimento do material de limpeza das secretárias de Assistência Social, Saúde, Educação e Administração.

Essa medida vai na contramão dos anseios da população de Lago Verde. Há boatos de que Lago Verde está no limite com a folha de pagamento. Sem falar nos reajustes obrigatórios que terão que ser feitos para servidores da saúde e educação, previstos para esse mês de março.

Enquanto isso, a educação, a saúde e infraestrutura, do município de Lago Verde padecem com a precaridade.

Minha cidade, está vivendo um descaso.


Não culpo Dr. Francisco, atual prefeito de minha cidade (médico forasteiro) pela lerdeza administrativa. Sei que ele está administrando problemas deixados por Almeida, como ele mesmo vem se defendendo. Culpo Dr. Francisco pela falta de carinho com a cidade. Tem coisas que não precisam de dinheiro para serem feitas, a limpeza da cidade, o resgate de nossa memória e a melhoria no atendimento nos serviços pode ser feita apenas com medidas meramente administrativas, mas para isso é preciso que o prefeito se faça presente, o que está acontecendo.

É evidente, caro leitor, que o histórico descaso pela administração municipal nos levou à corrupção generalizada e sem limites que vivemos hoje. Embalada pelo princípio do “salve-se quem puder: dinheiro público não tem dono”, tomou conta, praticamente, de todos os nossos órgãos estatais. Os agentes públicos, por sua vez, com honrosas exceções, se transformaram em intermediários de negócios criminosos. A revolta surda que isso tem provocado entre os lagoverdenses, se não abrirmos os olhos, transformar-se-á numa avalanche, que, mais dia, menos dia, desencadeará reações fratricidas, como sempre ocorreu no mundo todo.

O povo de lago Verde não é nenhum songamonga, incapaz de reagir aos constantes ataques a seus direitos, a seu dinheiro e a sua respeitabilidade, como, às vezes, pode dar a entender. A raiva perigosa e crescente que tem demonstrado por meio, sobretudo, das redes sociais, é assustadora. E, como se sabe, a raiva é inimiga terrível que se cozinha em fogo brando e provoca reações imprevisíveis, quase sempre trágicas. Nunca foi fácil controlar o desespero de ninguém. É ele que nos obriga a cometer atos que, em sã consciência, jamais seriam imaginados. É nessa hora que o ser humano se transforma em animal irracional.

Um dia talvez tenhamos a sorte de colocar alguém no comando da minha cidade, uma pessoa capaz, comprometida com ela. Minha Lago Verde, tão sofrida, merece........



Blú Blú Blú



domingo, 19 de março de 2017

Nada de mudança - Dr. Francisco a pior desgraça na saúde do povo de Lago Verde

Quero expor, através da fala do povo sofrido, a maneira como na cidade de Lago Verde, a saúde pública é tratada pelo prefeito Dr. Francisco.

Como é notório, a Política da Saúde deve ser parte obrigatória de qualquer plano de governo, quer federal, estadual ou municipal. É a própria Constituição Federal do Brasil de 1988, no seu artigo 196, que dá alicerce básico para a política da saúde, quando afirma , peremptoriamente, que "a saúde é direito de todos e dever do Estado ou município (...)".
Infelizmente, na maioria dos municípios brasileiros não há, como convém, a Política da Saúde, e sim, a "política" na Saúde. Com isso, quero dizer que a Saúde, na sua lamentável precariedade, torna-se trampolim ou rampa para muitos políticos (politiqueiros) chegarem ao Poder. Para estes eternos apaixonados pelo o Poder (Poder pelo o Poder), solucionar de uma vez por todas a problemática da Saúde Pública, é estancar as benditas fontes lucrativas do voto (os votos dos pobres). Ora, povo doente, sem assistência digna por parte do Poder Público, é bom demais: rende votos. Quanto mais a população adoece, melhor.
Depois de longa caminhada de Jose por Lago Verde e zona rural, exponho (literalmente) o que tenho ouvido do povo pobre, excluído, injustiçado, humilhado, sobre seus dramas e humilhações, nos momentos de doenças:
Jose, votei naquele político, porque ele se dizia bom. Eles prometeram um posto de saúde na nossa comunidade. Sabe o que eu ouvi do Dr. Francisco? Ele me disse assim: se o senhor e sua família votarem em mim, quando adoecerem não vou deixar falta nada. Vou dar transporte, hospital, remédio.
Pobre é bicho besta mesmo, Jose, o doutor chegou na nossa casa e perguntou: tem alguém doente,se tiver eu consulto e dou remédio. Depois de perguntar isso,deu para nós,o retrato dele e o número. Pense como pobre é bicho besta? Doutor Francisco é bom demais, quando chega na nossa casa consulta todo mundo,e ainda dá remédio. Pense num doutor bom demais. Ele foi candidato, votamos nele e no seu vereador.
Seu Jose, vereador tal é bom demais, ele conseguiu um carro da prefeitura para levar meu filho doente para Capital do Estado. Pense num homem santo? Na minha cidade há alguns vereadores que passam o dia levando doentes para hospitais de outras cidades. Eita, vereador bom danado! Esse mereceu ganhar as eleições.
Jose, uma vez fui pedir a ambulância lá na prefeitura e sabe que me disseram? A senhora votou no prefeito Dr. Francisco, eu disse, não. Então me disseram: vai ser difícil arrumar a ambulância. Olha, aqui, quem votou no prefeito tudo é facilitado para médico, quem não votou, coitado, morre à míngua.
Blogueiro Jose, tem tanto vereador ou pessoas ligada a administração municipal usando a saúde pública para se auto-promover . Sei não, minha prima precisa de fazer uma cirurgia, mas não vai falar com a secretária da saúde, porque não votou no prefeito. Ela tem vergonha, vão humilhar minha prima.
Eita vida sofredora essa nossa,quando o pobre adoece,para arrumar uma vaga no hospital é duro,quem tem político forte,ainda consegue se internar,se não ,morre . Ah, votei no candidato tal, porque ele leva as pessoas doentes para sua casa. Na casa dele não falta nada. A mulher, ele, os filhos e os empregados cuidam da gente. Não faltava nada!
Aquele doutor Francisco é bom demais, fez a cirurgia da minha filha. Ele não cobrou nada. Ele é bom demais. Soube que ele seria candidato. Toda minha família votou nele
Tem tempo bom em Lago Verde, tempo de eleição. Nesse tempo, Jose, não falta nada pra nós, nem dentista, nem médico, nem remédio, e quem quiser se operar, tudo é facilitado. Na minha doença, quem me salvou foi doutor Francisco, ele me levou para a casa dele, me tratou, me deu remédio e dinheiro para a passagem. Eu, minha mulher e meus filhos votamos nele. Ele mereceu, é um santo homem!
Jose, nosso vereador é um santo. Ele tem uma casa na cidade, só para receber os doentes que votaram nele. Eita vereador bom demais.
Ontem, para conseguir uma ficha para o dentista, tive que ir para a calçada do posto de saúde, às três da madrugada. Quando cheguei lá, já tinha muita gente na fila. Muita gente, inclusive dormindo no chão. Uma vez,meu pai adoeceu,fui pedir uma ajuda na Secretaria de Saúde. Sabe o que me disseram? Nós vamos ajudar o senhor, agora, o senhor tem que provar se realmente votou no Dr. Francisco. Saí de lá chorando, revoltada.
Vou lhe dizer uma coisa, seu Jose, conheço muita gente que está no poder, graças essa saúde desgraçada do nosso estado e da nossa cidade. Vou lhe dizer uma coisa. Na nossa cidade, aconteceu um carnaval de rua feita pela prefeitura. É muita festa. As bandas que veio foi boas, caríssimas. Aí eu pergunto: tem dinheiro para pagar bandas caras, mas não te dinheiro para cuidar bem da saúde de Lago Verde. Pode?
Muita gente ganha voto pagando consulta e remédio para os pobres, seu Jose. Quando o pobre adoece,é a pior humilhação, a gente sai pedindo a um e a outro. A gente vai na casa do vereador,do prefeito,vai na secretaria de saúde.É uma cruz danada, esta nossa. Estou vendendo cartelas de um bingo, que é para pagar um exame muito caro que o médico passou para minha filha fazer; o exame é caro demais.Se eu for pedir ajuda ao prefeito, vai perguntar se eu e minha família votou nele
Não sei por que tanto desvio do dinheiro dos cofres da prefeitura durante esses três meses de administração. Roubam o dinheiro da Saúde, e quem sofre as conseqüências é o povo pobre, seu Jose. No hospital de Lago Verde não tem nada, nada, nada, o médico não aparece, não tem remédio, agora o prefeito Dr. Francisco só vivem prometendo que vão equipar o hospital, e nada. Na zona rural, o povo só viu o "médico do povo" durante a eleição.
Todo mês é sempre assim, vamos melhorar a saúde, vocês vão ter médicos e tudo mais. E nada disso acontece, só fica mesmo na promessa. Seu Jose, na nossa comunidade, só tem vez quem votou no homem. Quando adoece, quem votou nele tem tudo, agora ,quem não votou,tem que fazer promessa para escapar. Na campanha, Dr. Francisco chegou na nossa comunidade prometendo posto de saúde,médico,ambulância,remédio.Ele ganhou,e até agora nada.Tudo ficou na promessa.
Ninguém se engane, a gente tá aprendendo a ter noção dos nossos direitos dentro da saúde. Dr. Francisco não teria que ter usado, a saúde para se eleger. Senhor Jose, há uma nova lei de combate à corrupção eleitoral. Nós, na eleição, devemos ficar por dentro dessa tal lei. Ta acabando o tempo da enganação, político nenhum queira nos enganar. Saúde, padre, é um direito sagrado do cidadão.
As coisas estão mudando, Jose, a gente sabe que doutor nenhum faz nada de graça. A gente sabe que quando ele faz uma cirurgia, ele assina uma guia para receber o seu dinheiro. A gente era enganada.
Jose, quem paga as despesas dessas casas para os doentes que existem em São Luis, capital do estado? É a pessoa do prefeito, do vereador, do governador, ou existe dinheiro para isso?
É inconcebível, inadmissível, Dr. Francisco fazer política ou politicagem na Saúde. Tal atitude não passa de um crime grave e um atentado à dignidade da pessoa humana. É desrespeitar ou ofender à própria Constituição Federal do Brasil, quando lá está consignado, categoricamente, que "a saúde é um direito de todos e dever do Estado".

 Lago Verde acorda !

Estou  aqui para ajudar nossa comunidade, faça sua denúncia, seu comentário e vamos fazer de Lago Verde uma cidade melhor.  Não podemos deixar que o nosso dinheiro seja jogado no lixo por esses incompetentes.
Acorda povo, faça valer seu direito !

Blú Blú Blú