sábado, 11 de março de 2017

Situação feia - Bastou uma pequena chuva pra mostrar que Lago Verde está abandonado

Toda vez que chove é o mesmo caos, e o prefeito Dr. Francisco curte da cara da população esbanjando dinheiro em farras, e não consegue fazer nada. A cidade está um buraco só.


Lago Verde, Interior do Maranhão localizada na região do médio Mearim,  é hoje a cidade que apresenta o maior grau de deficiência e morosidade no que se refere à solução de problemas relacionados a infraestrutura, saneamento básico, saúde, educação e situações ligadas ao funcionalismo público. As ruas da cidade estão esburacadas, há lixo jogado às margens da casa do próprio prefeito, o esgoto corre a céu aberto ocasionando mau cheiro e risco à saúde da população.

Em locais mais afastados do Centro, as ruas estão sujas e bancos de areia se acumulam impedindo o fluxo normal de veículos. Em pelo menos três localidades, buracos surgiram em dimensões tão grandes que sucatas de veículos foram jogados dentro deles pelos moradores para que acidentes fossem evitados.Em dias de chuva, as ruas ficam tomadas pela lama que, em alguns casos, invade as residências.


 Se as eleições para prefeito e vereadores fossem durante as chuvas, será que Dr. Francisco e a turma do secretário Marcos Antonio e Astro de Ogum seriam reeleitos? Caos é a ausência de ordem, de governo, justamente aquilo que se vê quando chove, e isso, já vem se arrastando por vários dias.


CIDADE ABANDONADA OU ACÉFALA?


A insatisfação é quase unânime. O sonolento início de ano da administração municipal remete a ranger de dentes, do povo, é claro. Apenas se ouve falar de mudanças de cargos, sendo umas aqui e outras ali, no costumeiro toma lá, dá cá. E a carroça da Prefeitura vai devagar pelas ruas empoeiradas da cidade, sob o efeito de obras eternamente inacabáveis e desaforadamente reajustadas, embora quase sempre paradas ou paralisadas.

A campanha publicitária municipal que usa costumeiramente a frase " governo de todos", no mínimo deveria honrar o dinheiro público gasto com tamanhas chamadas marqueteiras e trabalhar de fato, colocando ordem na casa, votando projetos de interesse da coletividade, escutando as comunidades e acelerando as obras que atravancam a mobilidade e enlouquecem os cidadãos.

Já se vão três meses de novo mandato da atual administração e tudo está por fazer. Nada caminha como deveria, no sentido da satisfação garantida ou seu dinheiro de volta. Os impostos municipais de início de ano já foram pagos, mas o contribuinte continua tropeçando em lixo espalhado pelas ruas. A cidade está feia, suja e abandonada. Ou estaria também acéfala?

Basta de adiamentos e tergiversações quando se trata de interesse da sociedade. Comecem a trabalhar, por favor, pois isto é o que a publicidade municipal prega. Ou se trata de propaganda enganosa?

No mínimo, a atitude do senhor prefeito Dr. Francisco vai na contramão das necessidades prementes da sociedade, que é de buscar mais recursos para a área da educação. Tudo que é perfeitamente cívico, ético e proficiente gira em torno da educação de um povo. No entanto, compreensível vindo de um administrador pouco afeito às questões básicas da cidade, quase sempre demonstrando insensibilidade no trato das políticas sociais, quer sejam na educação, saúde, transporte, saneamento, trabalho, segurança, assistência social, habitação popular, combate às drogas, apoio às famílias carentes e respeito ao meio ambiente.

Lago Verde vai conhecer a opinião do cidadão. A participação popular vai mostrar o índice de satisfação por rua, e zona rural. O povo vai falar.


Blú Blú Blú





sexta-feira, 10 de março de 2017

Dr. Francisco e a agora? - Obra abandonada no centro da cidade vira ponto de uso de drogas

De voz às reclamações de moradores de Lago Verde há um bom tempo, tem sido como “jogar palavras ao vento”. Por mais justas e urgentes que sejam as necessidades da população, os problemas permanecem como prova física do desrespeito e da inoperância governamental. O resultado é que, “vira e mexe” denuncias já estampadas nas rede social voltam a ser feitas no intuito desesperado da população de atentar, mais uma vez, para o bom senso do prefeito Dr. Francisco.



Dessa vez , o “repeteco”, é de uma velha reclamação dos moradores da rua Presidente Sarney, que residi próximo a uma construção inacabada do ginásio poliesportivo da praça central da cidade. Esses problemas típicos, estão chamando atenção de moradores e comerciantes do entorno da Praça central. A construção ainda iniciada na administração anterior, e que já deveria ter retornado os serviços, atualmente serve de abrigo para prostituição e cães abandonados, ponto de tráfico e consumo de drogas a luz do dia e de painel para pichadores.  Dentro da construção  podem ser encontrados diversos pedaços de cigarros, além de camisinhas e até roupas íntimas abandonadas. Os problemas recorrentes incomodam a população do entorno e frequentadores, que move reclamações na mídia e nos órgãos públicos competentes.

O problema serio denunciado é sobre o tráfico e uso de drogas. A praça é habitada por adictos em crack, que utilizam as arquibancadas da obra  como abrigo e proteção. Um comerciante que não quis se identificar, relatou o flagrante de uso de drogas por adolescentes. “Aqui fica perto de escola e eu já vi sim muitas vezes pessoas usando drogas aqui na praça. Basta ficar atento algumas vezes que é possível ver adolescentes de 14, 15 anos fumando maconha. Tráfico acontece sim, porque já vimos até pessoas sendo presas por este motivo.

Cuidar da segurança não significa apenas focar em atividades ostensivas, mas em um conjunto de ações que atentem à integralidade urbana e ao cotidiano da população, passando por vários outros pontos. E isso precisa ser entendido pelos gestores não apenas da capital como também do interior.


Afinal, qual é o papel que o prefeito Dr. Francisco pode ter na segurança pública?

O papel da polícia cabe ao governo estadual, mas há muitas outras funções que podem caber à prefeitura.

As eleições municipais acabam de acontecer e diversos jornais noticiam como, para a maioria dos eleitores, a segurança pública passou a ser uma de suas principais preocupações, superando temas que, tradicionalmente, ocupavam esse lugar, tais como saúde, educação e pobreza. Mas será mesmo que a prefeitura possui função na área de segurança pública?
A Constituição Federal, em seu art. 144, estabelece que “a segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: polícia federal; polícia rodoviária federal; polícia ferroviária federal; polícias civis; polícias militares e corpos de bombeiros militares”. Ou seja, lendo apenas a nossa constituição, ficamos com a impressão de que a segurança pública é um problema de polícia. Então, isso equivale a dizer que apenas as polícias possuem competência para lidar com os problemas do crime e da insegurança? Será que os municípios nada podem fazer em termos de prevenção ao crime?
No caso de Lago Verde, que não dispõem de orçamento suficiente para elaborar um diagnóstico e um plano de segurança pública, que não possuem condições de constituir e manter a estrutura administrativa de uma Secretaria/Coordenadoria Municipal de Segurança Pública, o prefeito também pode investir nessa seara. Uma forma de realizar tal empreendimento é a partir da constituição de canais de comunicação entre a população e as agências responsáveis pelo provimento da segurança pública que atuam no nível local.  Trata-se dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Consep´s), que permitem à população discutir os principais problemas que causam insegurança nas ruas da cidade. Esse canal é importante ainda por viabilizar a troca de informações entre as polícias e os residentes na área sobre a dinâmica do crime e da violência. Além disso, como as reuniões dessas instâncias devem ser mensais, sendo sempre iniciadas por uma espécie de prestação de contas dos desdobramentos da reunião anterior, à medida que as organizações demonstram a sua capacidade em dar respostas aos problemas apresentados pela população, é bem provável que a população aumente a sua confiança no trabalho das polícias.

Essas são apenas algumas das iniciativas que o município pode desenvolver na seara da segurança pública. Contudo, é imprescindível que o executivo municipal tenha uma dimensão exata de como iniciativas dessa natureza podem contribuir para a redução do crime, o aumento da sensação de segurança e, por conseguinte, a melhoria da qualidade de vida na localidade. Assim, cabe a cada um de nós cobrar do prefeito Dr. Francisco a realização de medidas como as aqui expostas para que manchetes como “Brasil tem uma assassinato a cada 10 minutos, diz Ministério da Saúde” não sejam tão comuns em nossos jornais.


Então mãos as obras


Blú Blú Blú

quinta-feira, 9 de março de 2017

Roubalheira - Dr. Francisco paga 500 mil de convênio sem ter sido executado.

Parasse que a coisa ficou feia para as bandas do Palácio Joaquim Pinto de Oliveira. Tudo por conta de um importante convênio celebrado entre o Incra e prefeitura de Lago Verde, que foi pago pela atual gestão, mas que até agora não se tem notícias de ter sido executado.
Click na imagem e amplia


O convênio de numero 796087 é referente a recuperação de estradas vicinais nos projetos de assentamento no município e foi concedido pelo Incra-MA através do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Intenda o caso:

O convênio de recuperação das estradas vicinais  teve inicio de sua vigência em 31 de dezembro de 2013, na época o município era governado por Raimundo Almeida-PP.

Na condição de gestor Almeida executou dois trechos de recuperação das estradas vicinais, que foi a recuperação da vicinal que liga o povoado de Andirobal ao povoado Bacuri II e a recuperação da estrada vicinal que liga a sede ao povoado Mangueira.

No entanto a maioria dos trechos ficou para ser executado, são eles:
Trecho que liga o povoado Alto do Fumaça a Marmorana, trecho que liga Fazenda Nova a Manguarí, trecho que liga o povoado Campo Achado a São José das Verdades e trecho que liga o povoado Pau-torto a os lotes de alguns posseiros cadastrados pelo Incra.

É importante ressaltar que embora não tenham sido executados pela gestão anterior. O dinheiro do convênio para a recuperação das estradas vicinais estava nas contas da prefeitura. Estava!

No dia 10 de fevereiro de 2017, o prefeito Dr. Francisco autorizou ao Incra pagar 500.000,00 mil reais para a empresa responsável na execução do restante dos trechos. No que até agora não foi feito nada!

Surge uma pergunta: Como a prefeitura autoriza ordem de pagamento por algo que não foi feito?

Pelo visto isso pode virar caso de Policia Federal!!! Edição(Jean Canuto)



Dr. Francisco, o pior prefeito de Lago Verde


A cidade tem colecionado reclamações da população sobre a falta de saneamento básico e infra-estrutura. Segundo moradores, muitas promessas foram feitas, porém nem metade delas cumpridas. Antes de entrar falou que ia fazer e acontecer pelo nosso município, mas eu não enxerguei nenhuma mudança convincente. O que ele fez foi maquiar a avenida principalmente do Centro com obra do governo do estado, mas se for andar pelas ruas da cidade, vai encontrar os buracos, os bueiros destampados, as calçadas irregulares, vazamento de esgoto e mais um monte de problemas

A população de Lago Verde cresceu em grande escala nos últimos anos e boa parte desses novos moradores foram atraídos pelas esperança e pela perspectiva de, num futuro próximo, aproveitar as oportunidades que surgiriam com esse novo governo. Entretanto, as coisas mudaram e as reclamações de dificuldades enfrentadas no município só aumentam.


É senhor prefeito, a sua situação se agrava cada dia mais!



blú blú blú

terça-feira, 7 de março de 2017

Dr. Francisco e a educação? - Sem carteiras, alunos começam ano letivo sentados no chão nas escolas de Lago Verde

  • Estudantes da rede municipal de ensino da cidade de Lago Verde, iniciaram o ano letivo sem carteiras suficientes nas salas de aula. Eles assistiram aulas sentados no chão
Estudantes de boa parte das escolas municipal de Lago Verde, assistiram as primeiras aulas do ano letivo sentados no chão. Nessa ultima Segunda-Feira (06), as escolas da rede municipal  iniciou o primeiro dia de aula e estava com número insuficiente de carteiras para atender a todos os alunos. Dessa forma, o jeito foi os estudantes improvisarem, usando as pernas ou assentos de cadeiras de plástico como apoio para os cadernos.
O problema foi presenciado por alguns pais dos estudantes, que fotografou alunos escorados nas paredes e até de cócoras para conseguirem copiar o conteúdo da lousa nos cadernos.
Em todas escolas municipal de Lago Verde, seja ela na sede ou zona rural, a nucleação e falta de estrutura são cenários que os estudantes estão encontrando nesse início de ano. Falta de carteiras escolares, salas de aula precárias, falta de estrutura adequada para os professores e de transporte escolar são a realidade do nosso município, apesar dos avanços.


Outros problemas

Segundo pais e parentes dos alunos, outras escolas de Lago Verde estão com problemas estruturais e de limpeza, com suspeita de focos do mosquito Aedes aegypti, colocando em risco a saúde de professores, alunos e trabalhadores.
Na Escola Municipal Balão Magico, há uma caixa(modelo piscina) inutilizada, descoberta e com água parada. A sujeira do local levanta a suspeita de que há focos do mosquito Aedes aegypti. Alguns vazamentos do sistema de água do prédio alagou o corredor. O espaço é usado para recreação, mas mesmo com o alagamento, o local não está interditada e alunos ficam com uniformes molhados nas aulas. Alunos estão sendo dispensados às 10h porque a escola não tem merenda.
Abandono do prefeito Dr. Francisco com a educação pública é problema que ocorre em 100% das escolas de Lago Verde. Todas têm problemas, desde a falta de estrutura a lápis, cadernos e carteiras. Dispensar estudante antes do horário não resolve o problema porque a maioria das crianças das escolas do município a não tem o almoço em casa, a única refeição que tem, muitas vezes, é a merenda. Isso é um desrespeito com o aluno e pais, porque ninguém admite que a criança chegue no primeiro dia de aula e seja recebido dessa forma.

Dr. Francisco o prefeito sem educação!

Infelizmente, nenhuma novidade! Faltam carteiras, faltam professores, falta coordenador, faltam funcionários, falta material, falta merenda, falta limpeza. Nesta administração, falta tudo isso e sobra incompetência, obscurantismo e má vontade. Além desse problema, as escola reduziu o tempo do aluno nas unidades. Ontem, foram apenas duas horas de aula para cada turma. Isso aconteceu não apenas para os alunos da sede do município, mas para todos os estudantes da rede municipal. Uma das professoras, que pediu anonimato, disse que já tentou tomar providências. "Liguei para o Conselho Tutelar, mas disseram que aceitam esse tipo de denúncia só pessoalmente. Um aluno não pode ser tratado como lixo e ser colocado no chão," Afirmou a professora.

Dr. Francisco onde já se viu começar aula sem carteira para as crianças sentarem?

Blú Blú Blú

segunda-feira, 6 de março de 2017

Éguas! - Dr. Francisco gastou quase 300 mil com as festividades do Carnaval 2017

A Prefeitura de Lago Verde gastou, quase 300 mil reais apenas com a realização do carnaval 2017, no município. As informações foram publicadas no Diário Oficial na data de (02) de Março.

De acordo com a resenha do contrato, da empresa  O contrato foi com I.A RIBEIRO-ORGANIZAÇÕES E PÚBLICIDADE – ME, São exatos de R$ 250.000, (duzentos e cinquenta mil reais) dos cofres públicos.
Os contratos são assinados pelo prefeito Francisco Clidenor Ferreira do Nascimento e por uma gerente sócio da empresa – Sócio Gerente.
Vale lembrar que as bandas que foram contratadas pela empresa responsável pela festividades do carnaval 2017,  juntando todas não vale um capital de 100 mil. Fica o questionamento.
O contrato extremamente exagerado e vergonhoso foi assinado no dia 20 de fevereiro deste ano e terá validade até o final do ano corrente.

Tem dinheiro sobrando na prefeitura de Lago Verde

Foram 4 dias de folia, O prefeito Dr. Francisco (PPS) em seu primeiro ano de gestão não amarrou misera para realizar esse carnaval.  Muitos lagoverdenses gostaram não é?

Aí vem a minha pergunta? As contratações destas bandas foi um custo muito alto – dinheiro este que deveria está sendo investido em outras ações na cidade. O do próximo ano vai gastar quanto?

O Brasil vive uma crise, será que é necessário se gastar tanto em uma festa carnavalesca?

No hospital municipal  falta remédios e o prefeito gasta é dinheiro com carnaval?

Os salários de alguns funcionários já estão atrasando e se gastou com a festa canarvalesca?

Praça da cidade está um lixo só e se vai gastar com a festa canarvalesca?

Prédio da biblioteca sem reforma por conta que falta dinheiro e se vai gastar com a festa canarvalesca?

Escolas iniciarão as aulas sem reformas por falta de dinheiro e se vai gastar com a festa canarvalesca?

Ruas prescisa de pavimentação asfáltica  e se vai gastar com a festa canarvalesca?

Falta de segurança e iluminação publica nas ruas da cidade e se vai gastar com a festa canarvalesca?

Enfim, deve está sobrando dinheiro neste governo ou algo errado vem acontecendo. É inadmissível gastar tanto dinheiro com a festa canarvalesca.


Blú Blú Blú

domingo, 5 de março de 2017

Dr. Francisco, o cruel - Ano letivo iniciará sem merenda escolar em Lago Verde

Um dia antes da data prevista para o ano letivo de 2017 começar, alunos da rede municipal de ensino souberam que não vai haver merenda escolar durante esses dias do mês. A educação em Lago Verde está vivendo momentos de desastres. Falta merenda,professores não se capacitarão e escolas não foram reformadas. Os livros destinados ao ensino ainda estão amontoados em um dos corredores da Secretaria de Educação.


O secretário de Educação, não explica os motivos do atraso das aulas iniciarem, e o porque não vai haver merenda escolar durante esse mês de atividades. Mesmo sem comida e professores não capacitados, entretanto, a promessa da Prefeitura é de que as escolas abram as portas segunda-feira, 06.

As escolas voltaram à rotina bem mais tarde em Lago Verde, cerca de 30 dias depois dos costumes das aulas iniciarem o ano letivo. Muitos alunos estão empolgados com a volta para a escola e outros, revoltados, que terão que sair mais cedo das aulas por conta da falta de merenda.


“Isso é um absurdo. Como vão deixar crianças na escola sem ter o que oferecer a elas? É revoltante, pois toda população está revoltada com essa administração do prefeito Dr. Francisco pois a merenda é um direito do aluno, o que ele fez com dinheiro da merenda?


Nesse consenso e irresponsabilidade do atual prefeito de Lago Verde, cheguei a conclusão de fazer essa  pergunta a todos leitores e internautas do nosso blog: 


Quem é mais corrupto, o político ou o eleitor?



A política está cada dia mais suja e recheada de bandidos travestidos de homens de bem que chegam ao poder através da compra de votos financiada com dinheiro do próprio eleitor que se vende achando que é a pessoa mais esperta do mundo, mal sabe este eleitor que este dinheiro que hoje recebe do candidato, será o que irá faltar nas escolas, no saneamento básico, na pavimentação do bairro e entre tantas outras áreas carentes de recursos, nos hospitais, onde este mesmo eleitor um dia poderá precisar ser atendido e será rejeitado na porta, independente da gravidade do caso, ou então se não ele, sua esposa grávida que também será rejeitada e poderá ver seu filho morrer na porta do hospital sem que ninguém lhe dê assistência médica, como qualquer hora poderá acontecer em Lago Verde.
A maior incidência da negociata espúria que envolve o candidato e o eleitor começa nos municípios, onde os candidatos a prefeito e vereador, travam uma batalha descarada pelo voto do corrupto eleitor, que muitas vezes trata-se de um ingênuo cidadão de bem, que ainda acha que o fato de vender o voto não é crime e sim um beneficio ofertado pelo candidato.

Vamos fazer uma comparação

Digamos que alguém roube a residência do seu vizinho, você sabe quem foi e o que ele roubou, você não tem coragem de denunciá-lo, mas teve para comprar um dos produtos roubados por menos da metade do seu valor de mercado.
Sua atitude foi criminosa?
Agora! Digamos que para votar em determinado candidato, você tenha recebido 10, 100 Reais ou 10 sacos de cimento, não importa o valor ou a mercadoria, você sabe que esse dinheiro é fruto de corrupção e compra de voto é crime, mesmo assim você se submete.
E aí! Qual é a diferença entre as duas situações?
Na verdade, quem faz do político um adepto a corrupção é o próprio eleitor, pois só se compra alguma coisa se alguém tiver pra vender e o eleitor que se vende, demonstra que não tem amor próprio e muito menos pelo próximo.
Acho que eleitores deste tipo deveriam andar com etiquetas de preços pregadas nas costas, pois já se transformaram em mercadorias ambulantes, que são colocadas a venda de tempos em tempos, pessoas sem dignidade que se dizem honestas, mas que não resistem à esmola do político.
Apesar desta triste realidade que mesmo ilegal muitos acham normal, deixo minha humilde sugestão ao eleitor consciente e ao corrupto.
Não importa se quem está do seu lado vive a se corromper, você não precisa ser igual, saiba que mesmo que os outros não reconheçam, suas noites de sono serão tranqüilas, pois em momento algum sua consciência irá pesar por você ter contribuído com o sofrimento de milhares de pessoas que dependem dos recursos desviados que muitos receberam para votar em quem engana, rouba, manda matar e ainda posa de honesto e de homem de bem.
E a você corrupto eleitor, ainda a tempo de se arrepender e dormir com a consciência limpa, pois:

A CORRUPÇÃO MATA, E O PRÓXIMO PODE SER VOCÊ!



Blú Blú Blú