domingo, 19 de março de 2017

Nada de mudança - Dr. Francisco a pior desgraça na saúde do povo de Lago Verde

Quero expor, através da fala do povo sofrido, a maneira como na cidade de Lago Verde, a saúde pública é tratada pelo prefeito Dr. Francisco.

Como é notório, a Política da Saúde deve ser parte obrigatória de qualquer plano de governo, quer federal, estadual ou municipal. É a própria Constituição Federal do Brasil de 1988, no seu artigo 196, que dá alicerce básico para a política da saúde, quando afirma , peremptoriamente, que "a saúde é direito de todos e dever do Estado ou município (...)".
Infelizmente, na maioria dos municípios brasileiros não há, como convém, a Política da Saúde, e sim, a "política" na Saúde. Com isso, quero dizer que a Saúde, na sua lamentável precariedade, torna-se trampolim ou rampa para muitos políticos (politiqueiros) chegarem ao Poder. Para estes eternos apaixonados pelo o Poder (Poder pelo o Poder), solucionar de uma vez por todas a problemática da Saúde Pública, é estancar as benditas fontes lucrativas do voto (os votos dos pobres). Ora, povo doente, sem assistência digna por parte do Poder Público, é bom demais: rende votos. Quanto mais a população adoece, melhor.
Depois de longa caminhada de Jose por Lago Verde e zona rural, exponho (literalmente) o que tenho ouvido do povo pobre, excluído, injustiçado, humilhado, sobre seus dramas e humilhações, nos momentos de doenças:
Jose, votei naquele político, porque ele se dizia bom. Eles prometeram um posto de saúde na nossa comunidade. Sabe o que eu ouvi do Dr. Francisco? Ele me disse assim: se o senhor e sua família votarem em mim, quando adoecerem não vou deixar falta nada. Vou dar transporte, hospital, remédio.
Pobre é bicho besta mesmo, Jose, o doutor chegou na nossa casa e perguntou: tem alguém doente,se tiver eu consulto e dou remédio. Depois de perguntar isso,deu para nós,o retrato dele e o número. Pense como pobre é bicho besta? Doutor Francisco é bom demais, quando chega na nossa casa consulta todo mundo,e ainda dá remédio. Pense num doutor bom demais. Ele foi candidato, votamos nele e no seu vereador.
Seu Jose, vereador tal é bom demais, ele conseguiu um carro da prefeitura para levar meu filho doente para Capital do Estado. Pense num homem santo? Na minha cidade há alguns vereadores que passam o dia levando doentes para hospitais de outras cidades. Eita, vereador bom danado! Esse mereceu ganhar as eleições.
Jose, uma vez fui pedir a ambulância lá na prefeitura e sabe que me disseram? A senhora votou no prefeito Dr. Francisco, eu disse, não. Então me disseram: vai ser difícil arrumar a ambulância. Olha, aqui, quem votou no prefeito tudo é facilitado para médico, quem não votou, coitado, morre à míngua.
Blogueiro Jose, tem tanto vereador ou pessoas ligada a administração municipal usando a saúde pública para se auto-promover . Sei não, minha prima precisa de fazer uma cirurgia, mas não vai falar com a secretária da saúde, porque não votou no prefeito. Ela tem vergonha, vão humilhar minha prima.
Eita vida sofredora essa nossa,quando o pobre adoece,para arrumar uma vaga no hospital é duro,quem tem político forte,ainda consegue se internar,se não ,morre . Ah, votei no candidato tal, porque ele leva as pessoas doentes para sua casa. Na casa dele não falta nada. A mulher, ele, os filhos e os empregados cuidam da gente. Não faltava nada!
Aquele doutor Francisco é bom demais, fez a cirurgia da minha filha. Ele não cobrou nada. Ele é bom demais. Soube que ele seria candidato. Toda minha família votou nele
Tem tempo bom em Lago Verde, tempo de eleição. Nesse tempo, Jose, não falta nada pra nós, nem dentista, nem médico, nem remédio, e quem quiser se operar, tudo é facilitado. Na minha doença, quem me salvou foi doutor Francisco, ele me levou para a casa dele, me tratou, me deu remédio e dinheiro para a passagem. Eu, minha mulher e meus filhos votamos nele. Ele mereceu, é um santo homem!
Jose, nosso vereador é um santo. Ele tem uma casa na cidade, só para receber os doentes que votaram nele. Eita vereador bom demais.
Ontem, para conseguir uma ficha para o dentista, tive que ir para a calçada do posto de saúde, às três da madrugada. Quando cheguei lá, já tinha muita gente na fila. Muita gente, inclusive dormindo no chão. Uma vez,meu pai adoeceu,fui pedir uma ajuda na Secretaria de Saúde. Sabe o que me disseram? Nós vamos ajudar o senhor, agora, o senhor tem que provar se realmente votou no Dr. Francisco. Saí de lá chorando, revoltada.
Vou lhe dizer uma coisa, seu Jose, conheço muita gente que está no poder, graças essa saúde desgraçada do nosso estado e da nossa cidade. Vou lhe dizer uma coisa. Na nossa cidade, aconteceu um carnaval de rua feita pela prefeitura. É muita festa. As bandas que veio foi boas, caríssimas. Aí eu pergunto: tem dinheiro para pagar bandas caras, mas não te dinheiro para cuidar bem da saúde de Lago Verde. Pode?
Muita gente ganha voto pagando consulta e remédio para os pobres, seu Jose. Quando o pobre adoece,é a pior humilhação, a gente sai pedindo a um e a outro. A gente vai na casa do vereador,do prefeito,vai na secretaria de saúde.É uma cruz danada, esta nossa. Estou vendendo cartelas de um bingo, que é para pagar um exame muito caro que o médico passou para minha filha fazer; o exame é caro demais.Se eu for pedir ajuda ao prefeito, vai perguntar se eu e minha família votou nele
Não sei por que tanto desvio do dinheiro dos cofres da prefeitura durante esses três meses de administração. Roubam o dinheiro da Saúde, e quem sofre as conseqüências é o povo pobre, seu Jose. No hospital de Lago Verde não tem nada, nada, nada, o médico não aparece, não tem remédio, agora o prefeito Dr. Francisco só vivem prometendo que vão equipar o hospital, e nada. Na zona rural, o povo só viu o "médico do povo" durante a eleição.
Todo mês é sempre assim, vamos melhorar a saúde, vocês vão ter médicos e tudo mais. E nada disso acontece, só fica mesmo na promessa. Seu Jose, na nossa comunidade, só tem vez quem votou no homem. Quando adoece, quem votou nele tem tudo, agora ,quem não votou,tem que fazer promessa para escapar. Na campanha, Dr. Francisco chegou na nossa comunidade prometendo posto de saúde,médico,ambulância,remédio.Ele ganhou,e até agora nada.Tudo ficou na promessa.
Ninguém se engane, a gente tá aprendendo a ter noção dos nossos direitos dentro da saúde. Dr. Francisco não teria que ter usado, a saúde para se eleger. Senhor Jose, há uma nova lei de combate à corrupção eleitoral. Nós, na eleição, devemos ficar por dentro dessa tal lei. Ta acabando o tempo da enganação, político nenhum queira nos enganar. Saúde, padre, é um direito sagrado do cidadão.
As coisas estão mudando, Jose, a gente sabe que doutor nenhum faz nada de graça. A gente sabe que quando ele faz uma cirurgia, ele assina uma guia para receber o seu dinheiro. A gente era enganada.
Jose, quem paga as despesas dessas casas para os doentes que existem em São Luis, capital do estado? É a pessoa do prefeito, do vereador, do governador, ou existe dinheiro para isso?
É inconcebível, inadmissível, Dr. Francisco fazer política ou politicagem na Saúde. Tal atitude não passa de um crime grave e um atentado à dignidade da pessoa humana. É desrespeitar ou ofender à própria Constituição Federal do Brasil, quando lá está consignado, categoricamente, que "a saúde é um direito de todos e dever do Estado".

 Lago Verde acorda !

Estou  aqui para ajudar nossa comunidade, faça sua denúncia, seu comentário e vamos fazer de Lago Verde uma cidade melhor.  Não podemos deixar que o nosso dinheiro seja jogado no lixo por esses incompetentes.
Acorda povo, faça valer seu direito !

Blú Blú Blú

Nenhum comentário:

Postar um comentário