terça-feira, 28 de março de 2017

Médico do mal - Dr. Francisco não paga TFD, e família pede ajuda para custear tratamento

Mãe de Família com pacientes que estão em tratamento contra o câncer fora do município reclamam que não estão recebendo regularmente as parcelas do programa do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Uma família , relata que o atual prefeito se nega a fazer o pagamento do benefício que é garantido por lei. 


“Eu vou todos os meses para São Luís e esses três meses de administração do novo prefeito eu não fui, porque infelizmente o Dr. Francisco não está pagando mais o TFD, são muitas pessoas  que  não estão indo mais por causa desse mesmo motivo”, relatou a dona de casa.
Familiares de pacientes que necessitam ser levados para capital do estado, devido à inexistência de atendimento em algumas especialidades no município, também reclamam da dificuldade em obter o serviço e pouco apoio financeiro em casos de auxílio alimentação e hospedagem.
“O prefeito de Lago Verde não quer pagar o TFD, ele tem que colocar na cabeça que não é dele, é do povo (…). Hoje era dia da viagem e eu não fui porque simplesmente, me pagaram somente 400 reais, isso só dá para custear um dos meus filhos, e somos 6 pessoas. reclamou a mãe do paciente.
De acordo com a senhora Mundoca dos Santos a mesma está com três meses de atraso, e disse ainda que os funcionários da Secretaria de Saúde comunicaram a ela que já teria feito a transferência, mas segundo ela só se foi feito para a conta bancária de outra pessoa porque a dela está com três meses que não recebe, sem contar que já fizeram ela se deslocar até uma agencia bancaria na cidade de Bacabal com Passagem Franca onde a mesma tem a conta corrente dizendo a ela que sua conta bloqueada. 

Desabafo em carta da mãe dos pacientes.

Meu nome é Mundoca e tenho 6  filhos de 4 a 13 anos, e estamos fazendo tratamento fora do domicilio, no hospital Instituto de Tratamento do Câncer Infantil - em São Luis.
Viemos encaminhados pelo programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) no dia 21 de setembro de 2015 por não ter o devido tratamento em nossa cidade natal (Lago Verde).
As passagens minha e dos meus filhos foram custeadas pelo referido programa (TFD), contudo, dada a situação do tratamento ser de no mínimo 4 anos, podendo se estender a 6 ou mais, largamos nossos empregos, casa, família e nos focamos no tratamento de nossos príncipes.
Todo fim de mês, eu e meu marido damos entrada na documentação exigida pelo TFD para recebermos a ajuda de custo instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde), um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas. No entanto não obtivemos nem uma parcelas paga pela nova administração  do prefeito Dr. Francisco até hoje.
Como cidadã brasileira, sinto-me profundamente envergonhada e humilhada por nossos “representantes públicos”, não apenas por não ter recebido nenhuma ajuda financeira do nosso município, porque infelizmente não sou a única, mas também porque dezenas de famílias lagoverdense tem sofrido com essa irresponsabilidade de alguns agentes públicos que não sabem o que é ter uma filha, filho ou qualquer parente próximo com esses tipos de tratamento .
Senhores, humildemente, peço que se coloquem no lugar de cada pai ou mãe que se encontra aqui em Lago Verde ou em qualquer lugar do Maranhão, tendo esse que deixar toda uma vida para trás, de forma tão abrupta e repentina para estar ao lado de seu filho ou filha nessa luta gigantesca contra essas doenças.
Hoje estamos eu e meu marido desempregados e vivendo de doações de parentes e amigos. Dai-nos o mínimo de dignidade e sejam céleres nesses processos de liberação de ajuda de custo. Hoje nós passamos por tudo isso, mas e amanhã, alguém pode dizer que também não passará?” 

Blú Blú Blú

Nenhum comentário:

Postar um comentário