segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Inoperância - Dr. Francisco fecha Conselho Tutelar de Lago Verde

O prefeito Dr. Francisco do município de Lago Verde ignorou todos os avisos e o Conselho Tutelar da cidade fechou as portas devido a um despejo por atraso no pagamento do aluguel. Até mesmo os móveis da unidade ficaram como garantia contra o calote. A inoperância e a falta de sensibilidade do prefeito vão deixar, quem mais precisa de apoio do poder público, sem respaldo: as crianças carentes de toda a região.

 O modelo de trabalho do município com as áreas da administração que lidam com as crianças precisa passar por uma completa reformulação, senão a administração corre o risco de entrar para a história como a que literalmente abandonou os futuros cidadãos lagoverdense.


A situação que vive o conselho tutelar de Lago Verde é duplamente trágica. Primeiro, é triste porque afeta a parcela mais vulnerável da nossa sociedade: as crianças. Em segundo lugar, é surreal porque é inimaginável que fique como legado apenas a monstruosa incompetência com que lidam com o futuro da nossa população. Mais uma vez, a inoperância da gestão ganhou o noticiário Maranhense. Mais uma foi exposta para toda região a mazela que vive a nossa cidade. E diante de mais um flagrante da precariedade da gestão em Lago Verde, apresentaram uma solução risível: transferir o Conselho Tutelar para o prédio que funciona as instalações do serviços social.



Não se trata unicamente de encontrar um prédio e empurrar para dentro a estrutura do conselho tutelar. Não é uma mera questão de teto, mas de investimento e planejamento. A lei diz, claramente, que é função do município é providenciar sede própria para os conselhos tutelares, além de toda infraestrutura administrativa. O que faz a Secretaria de Assistência Social? Deixa que as unidades tenham água e energia cortadas por falta de pagamento e agora, além de tudo, permite o despejo de um dos mais importantes serviços públicos não apenas da sede do município, mais por toda zona rural.


O resultado deste absurdo é mais crianças desassistidas, livres para serem assediadas pelo tráfico de drogas, para ingressar no mundo do crime. Esse é o cálculo matemático básico de toda essa situação. Os estudos apontam que a criminalidade recruta jovens cada vez mais novos para executar crimes nas regiões do Médio Mearim, escorados na nossa legislação frágil. Sem o trabalho dos conselheiros tutelares, aumentará ainda mais essa estatística macabra.


O histórico da prefeitura, infelizmente, mostra que não existe qualquer preocupação com as crianças. A situação do conselho tutelar é mais um sintoma de uma doença grave. "Todos os dias, recebo mães procurando ajuda para conseguir matricular os filhos em Escolas. Colhemos os dados, procuramos ajudar mas, infelizmente, sabemos que no final cabe a nós ser o porta-voz da incompetência da prefeitura e dizer para aquela família que não existe vaga nas unidades. Que é preciso esperar, ter paciência com uma situação que já é insustentável". Apelou uma conselheira do município

Fica a pergunta: onde está a sustentabilidade que foi vendida para a população nos palanques de 2016? Permitir que o Conselho Tutelar do município seja despejado é sustentabilidade? Aceitar que crianças fiquem sem a atenção necessária pelo poder público é sustentabilidade? Assistir paralisado traficantes assediarem crianças e adolescentes para o mundo do crime é sustentabilidade?
A resposta para todas essas perguntas é a mesma: não. Resumindo: a prefeitura perdeu a oportunidade de ajudar o conselho tutelar de Lago Verde a tornarem-se referência municipal no acolhimento humano de quem precisa. Ao invés disso, conseguiu transformar um trabalho realizado com tanta dedicação pelos conselheiros em mais um reflexo do desgoverno que assola nossa cidade. 


É imprescindível que o prefeito deixe a politicagem e as perseguições de lado, comece a agir de acordo com o interesse público e volte a dar condições de trabalho aos conselheiros, está é uma obrigação do poder público.



E o prefeito de Lago Verde, 60 dias de administração o que fez? NADA!


60 dias no comando da nossa cidade, e o que temos de concreto! Visto nessa equipe de secretários e gestor ausente na nossa cidade. Vamos começar pelo gestor essa avaliação foi feita por pessoas que percorreram a nossa cidade e conversaram com a população da área urbana e rural de nossa cidade.
O gestor é ausente, sei que é preciso ir procurar recursos para nossa cidade em Brasília e na capital, faz mais de meses que o prefeito só permanece em Lago Verde Sexta, Sábado e Domingo, mesmo assim quando vai a prefeitura se encontra em reunião, toda população reclama que o prefeito não fala com o seu povo, que o elegeu! Segundo os que procuram tem quer ir logo cedo à prefeitura e pegar uma ficha, isso quando ele se encontra. Os assessores do prefeito ficam dando as desculpas da sua ausência, o gestor tem que tomar consciência que o povo que a procura só vai a sua procura porque tem problemas e quer falar com ele! Tem caso que só ele pode resolver. Essa maneira ou critério que o prefeito está adotando para a população falar com ele, é arcaica para o interior e é adotada no primeiro escalão de nível estadual e Federal, e é muito difícil a nível municipal. Isso é errado, pois sempre a prefeitura foi uma casa aberta para o povo, e sempre o povo teve contato direto com o prefeito sem ter que pegar ficha ou marcar audiência. Ele tem que calçar a sandália da humildade e deixar de sua arrogância e não persegui os adversários. O palanque já foi desarmado agora ele é prefeito de Lago Verde e não dos que trabalharam em sua campanha. Seu secretário de administração ir as esquinas dizer que os que criticam e fala da sua má administração, nem tem e nem participara de seu governo, é obvio, quando a critica é construtiva e mostra a verdade doe em quem faz as coisas erradas,principalmente quando se fala de cargo inexistente não aprovado pela câmara ou de nepotismo, coisa que tanto foi abordado em palanque e por ultimo a falta de informação dos recursos e a transparência nas aplicações. 

Em breve estarei fazendo mais outro balanço desse governo que quer mudanças.


Blú Blú Blú

Nenhum comentário:

Postar um comentário