segunda-feira, 1 de maio de 2017

Presente do doutor - No dia do trabalhador, Dr. Francisco deixa funcionários sem salários

Se hoje é o dia do trabalhador, 1° muito teria que se comemorar, afinal, o trabalho dignifica o homem e já é da Bíblia o próprio dizer: o trabalho dignifica o homem. Mas quem não amanheceu nada feliz no dia de hoje, pelo contrário, se dizem indignados depois que foram sacar os seus vencimentos, foram os servidores municipais de Lago Verde.
Diversos funcionários da prefeitura de Lago Verde, localizado na região do Médio Mearim, estão indignados com o atraso do salário dos três mês que deveriam ser depositado no último dia 30 do mês passado. Segundo contam, o prefeito Dr. Francisco (PPS) e os seus secretários estão se escondendo dos funcionários, e ambos não tem previsão de quando será pago.
Funcionários públicos seja ele contratado ou concursados estão com salários atrasados, afetando o funcionamento de coleta de lixo, postos de saúde, escolas e demais serviços públicos.
Durante os últimos quatro mês a situação dos funcionários contratados foi – e ainda é – dramática. Nesse longo período, foram raros os momentos que tiveram sua remuneração salarial em dia, amargando, por vezes, absurdos três meses sem receber pelo que trabalharam.
Na área da educação, onde trabalho há 12 anos, as escolas funcionaram de maneira precária, como nunca havia acontecido, com falta constante de merenda, de professores e professoras, de funcionários e de infraestrutura sem a manutenção mínima necessária.
É de sentir vergonha, no pleno gozo de seus direitos, os funcionários públicos de Lago Verde, comemorar o dia de hoje sem seus salários, e o pior pleitar mais um mês de salario atrasado. É Dr. Francisco sua situação piora cada dia mais!
Desabafo. Cadê você Dr. Francisco?
Nunca senti tanta vergonha do meu município como estou sentindo nesses dias. Sou funcionário público do mesmo, por meio desse desabafo venho expôr a minha indignação e de muitos outros amigos funcionários que não sabem mais o que fazer perante o problema dos salários atrasados. Somos pais e mães de famílias e temos que honrar os nossos compromissos, mas como honrá-los se não temos dinheiro para tal “façanha”.

Nós não trabalhamos por esporte e sim porque precisamos. O nosso décimo terceiro salário (que é garantido constitucionalmente ao trabalhador) nos foi prometido a primeira parcela para a data do meio do ano, mas pelo andar da carruagem, quem garante que nós receberemos isto, que é nosso por direito. Passei a semana Santa a Deus dará, liso igual quiabo, mas quem dera se fosse só eu, imagino todas as famílias que dependem da prefeitura de Lago Verde, principalmente os contratados.

Nós funcionários temos pelo menos a promessa de alguma coisa e essas pessoas que nem isso têm. Mas garanto que os responsáveis por esta situação passaram a semana Santa, Carnaval em suas belas casas com suas mesas fartas de comidas e bebidas arrotando burguesia, enquanto aqueles que labutam todos os dias, engoliram o choro perante suas mesas vazias.

“Sei que muitos queriam desabafar, mas têm medo de retaliação, só que chega uma hora que o senso crítico engasga e você quer regurgitar”

Agora falando como cidadão me sinto enojado por ver o meu município assim, bonito por fora mas esfacelado por dentro, por causa da incompetência de poucos, muitos pagam. Sei que muitos queriam desabafar, mas têm medo de retaliação, só que chega uma hora que o senso crítico engasga e você quer regurgitar. Espero que tudo se resolva da melhor maneira possível mas o fato é que esse episódio eu nunca esquecerei é nessas horas que eu me pergunto, “o que eu fiz com o meu voto?”.

Como diz o poeta do reggae Edson Gomes, ” …no nascer do dia meu pai ia e na morte do dia ele vinha, ele trazia sempre o suor no rosto o corpo cansado e nada no bolso…” E, de qualquer forma, mesmo com as condições trabalhistas em todas as áreas do nosso município serem em sua maioria precárias, fica aqui o meu FELIZ DIA DO TRABALHADOR, ao trabalhador que se dedica dia e noite em prol de melhores dias de vida.

Blú Blú Blú

Nenhum comentário:

Postar um comentário